"THINK BEFORE, ACT AFTER" | "Pense primeiro, aja depois"
- Aline Gouvêa Leite
- 13 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jun. de 2022

Vi essa frase e percebi como as pessoas fazem todas as coisas assim, mas quando se trata de uma obra, muitas agem para depois pensar.
Nenhum planejamento é isento de ônus financeiro. Mas as coisas sem planejamento podem se tornar muito mais onerosas.
Por que é importante e qual o processo para se planejar uma obra?
Antes de tudo, é necessária a ideia, logo, a materialização da ideia, o projeto. Este documento - sim, o projeto é um documento - fornecerá informações sobre materiais, mão de obra, tamanhos e previsão de tudo que irá acontecer. Com ele é possível fazer orçamentos e organizar o cronograma financeiro. Quando o projeto é idealizado para um terreno novo, também é considerada uma análise prévia do local com levantamento de todas as informações pertinentes à realização do mesmo. Assim, o projeto materializa os desejos do cliente, compatibiliza com sua disponibilidade de investimento e regulariza, junto aos órgãos competentes, após a finalização dos desenhos.
Após a finalização dos desenhos, aprovação do cliente e dos órgãos competentes inicia-se a definição de prazos, ou seja, o cronograma de execução da obra é elaborado levando em consideração a disponibilidade de mão de obra com a chegada de materiais de acordo com o investimento do cliente.
Este cronograma leva em consideração:
Lista de atividades;
Duração das atividades;
Tarefas paralelas: atividades que acontecem simultaneamente;
Datas compatibilizadas entre serviços, materiais e pagamentos;
E a fiscalização de cada passo finalizado.
Dessa forma, com todo este material pronto e disponível a todos os envolvidos, pode-se iniciar a obra com planejamento e agilidade na construção.
Todo esse percurso é feito em todo processo de construção civil de acordo com a escala da obra. Vale para novas construções, reformas, consultorias e todas as áreas envolvidas em um ambiente: luminotécnica, elétrica, pintura entre outros.
Portanto, só posso desejar: Boa obra!!!
Comments